Congresso: Deus em questão. O desafio da cultura secularizada

"Deus em questão. O desafio da cultura secularizada" é o tema do segundo Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Teologia Sistemática – SBTS, que aconteceram nos dias 10 e 11 de maio de 2018, em Fortaleza, CE. Oobjetivo foi refletir sobre o que pode ser considerado como fundamento de toda teologia: "Deus, sua presença e ação no cosmos e na história". Trata-se de um tema que desafia a nossa ação pastoral, a presença da Igreja na sociedade e, em consequência, a reflexão teológica.

No dia 09 de maio realizou-se um encontro para o qual foram  convidados os professores que lecionam o tratado de Deus-Trindade em seminários, institutos, faculdades e universidades. O objetivo foi apresentar as perspectivas atuais desse tratado e discutir os desafios vividos pelos professores no ensino desta temática. O assessor da jornada foi o Prof. Doutor João Manuel Duque, teólogo português, doutorado em Teologia Fundamental (Frankfurt, 1996), professor na faculdade de teologia da Universidade Católica Portuguesa em Braga. Publicou no Brasil “Para o diálogo com a pós-modernidade” (Paulus, 2016).